Engenharia e projetos dedicados
Carregador de baterias
Um dos problemas típicos envolvendo equipamentos de mina é a realização de “enxerto” em baterias quando o equipamento se encontra na mina. Além de um enorme esforço físico para realizar este trabalho com a colocação e retirada das baterias dentro da caçamba da pick-up, existe o risco de queimaduras por faiscamentos ao conectar os cabos e com derramamento de ácido.
Utilizando o próprio alternador da pick-up para fornecer corrente e tensão para que o carregador possa realizar as cargas das baterias, o sistema GCB-0612 foi idealizado para minimizar estes riscos e suprir as necessidades das equipes de manutenção para a realização desta tarefa. O sistema é composto por uma caixa de polietileno instalada na carroceria da pick-up onde é montado o sistema de carregador das baterias. Ele é composto por uma unidade central micro processada com indicações em display LCD e Led´s de todo o funcionamento, e uma unidade de potencia. A unidade de controle (C.P.U) realiza o controle de carga e flutuação das baterias, e corrente consumida do alternador do veículo. No display LCD temos as indicações de carregador desligado, corrente e tensão das baterias, corrente fornecida para as baterias quando em carga, corrente de saída fornecida pelo sistema para alimentação externa e tensão da bateria do veículo. Nos led´s temos as indicações de Baterias Fraca, Baterias OK, Baterias em Carga e Baterias em Uso.
A unidade de potencia fornece as correntes e tensões necessárias para as baterias quando estas estão em processo de carga.
O sistema contem duas saídas, uma de 24Vcc e outra de 12Vcc, satisfazendo assim toda as necessidades do usuário quanto a realização de “enxerto” em equipamentos de 12 Vcc ou 24 Vcc.
Inclinômetro de báscula dupla
A Unidade Eletrônica (CPU), instalada na cabine do veículo consta de 2 displays de sete segmentos, sendo que no display superior é mostrado o ângulo que se encontra o veículo (ângulo no eixo vertical (X) ), e no display inferior o ângulo que se encontra a báscula (eixo Y).
A unidade eletrônica contem 4 teclas que são utilizadas para visualização e ajustes dos parâmetros de calibração, possui quatro saídas digitais que poderão ser utilizadas para acionar alarmes e/ou acionar o sistema de proteção (solenoide, relê, etc.)
Um sensor de ângulo (acelerômetro) é instalado abaixo da báscula do veículo e tem como função enviar informações à Unidade Eletrônica (CPU), para indicação do ângulo que se encontra o veículo (X), e o ângulo que se encontra a báscula (Y).
Semáforos em geral
O sistema consiste em assegurar que o veículo nº 1 que esta subindo a estrada, tenha preferência sobre os veículos nº 2 e 3. Isto ocorrerá quando o veiculo nº 1 passar em frente aos sensores que acionarão os semáforos 1 e 2 (Luz vermelha). Após um determinado tempo (este tempo será determinado pela VALE) os semáforos 1 e 2 liberará (Luz verde, caso outro veiculo não esteja subindo e acione os sensores) os veículos nº 2 e 3.
Sistema de Descarrilamento de trem SD-20
O objetivo do sistema é detectar contato aberto no sensor quando este é interrompido por um descarrilamento e transmitir esta situação para o PLC de forma segura, com alta isolação entre campo e controle. Adicionalmente, um relé indicador de funcionamento normal (led verde) permite distinguir a situação de alarme real (led vermelho) de condições que indicariam um falso alarme devido a problemas no circuito.
Os relés operam em condição “fail safe”: situações anormais são sempre sinalizadas ao se desenergizar suas bobinas. Ver tabela abaixo.